segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Auto da Barca do Inferno


Livro: Auto da Barca do Inferno
Autor: Gil Vicente
Editora: L&PM pocket

Esta capa em estilo clássico, com letras serifadas e ornamentada com figuras clássicas – como o quebra linha, a escultura de Gil Vicente e a nau do século XVI – já deixam claro que o livro é uma peça histórica. Este livro de 1517 foi escrito com um português arcaico e serve de exemplo para notarmos as mudanças que nossa língua sofreu ao longo do tempo.

A nau em meio a uma tempestade mergulhada na vermelhidão do céu associada ao nome do livro, deixa claro seu destino e o do seus passageiros.

O livro apresenta um cenário indefinido com duas naus, uma que vai para o inferno e outra para o céu e nas suas entradas encontram-se Diabo e um anjo respectivamente.

Em meio a inúmeras sátiras sociais a história se desenrola, mostrando vários personagens como um fidalgo, um onzeiro, um sapateiro, um parvo, um frade, uma alcoviteira, um judeu, dois oficiais da justiça, um enforcado e quatro cavaleiros que lutaram nas cruzadas; todos estão mortos e nesse cenário tentam convercer o anjo a deixa-los entrar na “Barca da Glória”, porém o destino da maioria é a “Barca do Inferno”.

Leia esse clássico livro e divirta-se ao ver o destino dessas almas acompanhadas de muito escárnio e ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário